Asma persistente e azia

As crianças e adolescentes com asma persistente têm uma elevada prevalência de refluxo gastroesofágico, que normalmente manifesta-se como azia, quer quando estão deitados (de costas), quer quando estão de pé, embora não haja qualquer relação com os testes de função respiratória.

 

A maior frequência de refluxo gastroesofágico em adultos durante a noite já havia sido demonstrada, tendo-se provado inclusivamente uma associação com sintomas respiratórios.

 

No sentido de perceber o que se passava em crianças com asma persistente, investigadores da Unidade de Gastrenterologia Pediátrica de um Hospital de Porto Alegre, no Brasil, analisaram 38 doentes durante dois anos através da monitorização do pH dentro do esófago e da comparação com os resultados das espirometrias. Foram considerados como sintomas de refluxo a regurgitação, a indigestão e a dor abdominal.

Os resultados, publicados no Journal of Asthma, indicam que a prevalência de refluxo era muito mais elevada nas crianças e adolescentes com asma persistente.

Fontes:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/