Público

A asma  é uma doença com grande importância em termos pessoais e socio-económicos, dada a sua elevada prevalência (cerca de 1 milhão de doentes em Portugal), caracter crónico, interferência com a qualidade de vida dos doentes e  custos financeiros que acarreta .
Sendo actualmente uma doença controlável na maioria dos casos, é da maior importância alertar os asmáticos e os seus familiares para a necessidade de um diagnóstico precoce e da instituição do tratamento adequado a cada caso.

Isto só será possível com planos de educação permanentes dirigidos aos doentes, familiares, médicos de cuidados primários, outros profissionais de saúde e público em geral. A informação e o suporte prestados pelos profissionais de saúde são fundamentais, mas para se conseguir uma boa adesão da parte do doente é indispensável que esta informação  se acompanhe de níveis iguais de comunicação, papel que compete em grande parte às associações de doentes .

A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), criada em 1995, tem participado activamente no desenvolvimento  de programas destinados a promover um melhor conhecimento da asma e dos procedimentos correctos para a controlar, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos asmáticos e baixar os custos directos e indirectos da doença.

Tem tido a preocupação de melhorar os níveis de comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes asmáticos, ajudando-os a compreender as mensagens que lhes são transmitidas, estimulando-os a aceitar a sua própria responsabilidade no controlo da doença e criando um movimento de solidariedade entre os asmáticos, que tantas vezes consideram a sua doença como uma barreira que os impede de terem uma vida igual à das outras pessoas.
A APA   chama a atenção  de todos os doentes asmáticos para a importância de aderirem a esta Associação de modo a que ela possa desempenhar um papel cada vez mais relevante no controlo da asma em Portugal.