Covid-19

Doentes alérgicos e a pandemia COVID-19
“Tenho asma e rinite alérgica e estou preocupado com tudo o que se fala acerca da COVID-19; o que devo fazer?”

  1. Não entre em pânico e saiba tudo o que atualmente conhecemos sobre esta doença chamada COVID-19 provocada por este novo coronavírus (SARS-Cov-2):
    • Pessoas com asma, crianças e adultos, estão incluídas num grupo de maior risco para esta doença, mas felizmente os dados disponíveis mostram que os asmáticos e os alérgicos não têm sido gravemente afetados.
    • Atualmente não existe tratamento ou vacina específica para evitar a COVID-19.
    • A melhor maneira de evitar contrair a doença é não se expor ao vírus. Manter a distância social e hábitos de higiene / etiqueta são fundamentais para se proteger a si e aos outros.
  2. É fundamental que continue a tomar os seus medicamentos para a asma, a rinite alérgica ou qualquer outra doença alérgica, exatamente como lhe foram prescritos.
  3. Não altere ou interrompa os seus medicamentos, incluindo as vacinas antialérgicas, sem falar com o seu médico especialista. Atualmente não existe evidência de que os corticoides inalados (nasais ou brônquicos), anti-histamínicos ou medicamentos biológicos aumentem o risco de contrair COVID-19 ou afetem a sua evolução.
  4. Se interromper o seu tratamento, corre o risco de que sua asma fique fora de controlo, fazendo com que possa ter de ir a serviços de urgência e fique internado.
  5. Saiba com usar os seus inaladores e use-os como lhe foram receitados;
  6. Ventile a casa e assim evite agravantes da asma, como é o caso de alergénios e irritantes, e proíba o fumo de tabaco, em especial nesta fase de isolamento social;
  7. Saiba como tratar a sua rinite alérgica ou a sua asma em caso de crise e assegure-se que tem essa medicação consigo;
  8. Verifique que tem medicação preventiva suficiente para as próximas semanas, para si ou para os seus filhos;
  9. Faça exercício diariamente incluindo algumas respirações profundas;
  10. Mantenha-se em contato com a sua equipa de saúde!