Posso ter animais em casa apesar de ter asma?

Posso ter animais em casa apesar de ter asma?

Se tem asma e é alérgico, deve evitar comprar animais com pêlo. Se tem asma, mas sem sintomas de alergia, e não piora quando está com o seu animal de estimação, deve mantê-lo, mas tenha sempre em conta que os animais com pêlo contribuem para aumentar a quantidade de pó em casa.

Enfisema é o mesmo que Asma?

Enfisema é o mesmo que Asma?

Não, embora ambas as doenças possam causar falta de ar. O Enfisema é uma doença na qual a estrutura pulmonar foi lesada irreversivelmente por factores externos, tais como o fumo de tabaco ou poluição atmosférica. Algumas pessoas têm maior tendência a desenvolver enfisema que outras, e existem formas hereditárias desta doença.

A Asma é uma condição causada pela inflamação das vias aéreas, mas a estrutura pulmonar é normal. As crises de asma podem ser desencadeadas por factores como fumo de tabaco, ar frio, ou por alergénios como ácaros e pólenes.

Tanto o enfisema como a asma envolvem inflamação, mas o tipo de inflamação e a parte dos pulmões afectadas são muito diferentes. É possível ter asma e enfisema, mas tal situação é rara, e é muito mais frequente a associação entre enfisema e bronquite crónica.

Qual é a diferença entre a Asma e a DPCO?

Qual é a diferença entre a Asma e a DPCO?

A Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (DPCO) é uma designação que engloba 2 entidades – a Bronquite Crónica e o Enfisema, duas doenças praticamente sempre associadas ao fumo de tabaco. Muitos dos sintomas de DPCO são semelhantes aos da asma (p.e., falta de ar, pieira, produção excessiva de secreções, tosse). A DPCO é geralmente uma doença mais grave que a asma, porque as alterações nas vias aéreas são mais difíceis de tratar, e tem normalmente um prognóstico pior. Infelizmente, a DPCO pode causar maior impacto na vida do doente e ter mais efeitos indesejáveis sobre outros órgãos.

A asma está associada a outras doenças crónicas, como reumatismo ou diabetes?

A asma está associada a outras doenças crónicas, como reumatismo ou diabetes?

Reumatismo crónico pode afectar os pulmões, mas não na forma de asma. O tratamento a longo prazo com comprimidos de corticosteróides pode provocar diabetes, mas os corticosteróides inalados não apresentam este risco. Muitos asmáticos podem ter queixas nasais por rinite ou mesmo polipose nasal. Além da rinite e polipose nasal, não há associação entre asma e outras doenças crónicas.

A asma é contagiosa?

A asma é contagiosa?

Não, a asma não se transmite a outras pessoas. Porém, uma pessoa com asma pode apanhar uma bronquite, tal como qualquer não asmático, e as bronquites são contagiosas, da mesma forma que as gripes.

Porque é que os antibióticos não são úteis contra a inflamação das vias aéreas?

Porque é que os antibióticos não são úteis contra a inflamação das vias aéreas?

A penicilina e outros antibióticos apenas são eficazes contra infecções bacterianas. A inflamação na asma não é provocada por bactérias, por isso, os antibióticos não têm qualquer efeito. Além disso, a maioria das infecções das vias aéreas são provocadas por vírus e não melhoram com antibiótico.

Os asmáticos podem ter infecções pulmonares por bactérias (bronquite ou mesmo pneumonia), que pode necessitar de tratamento com antibióticos ,contudo, os antibióticos não têm qualquer efeito na inflamação brônquica. A inflamação brônquica geralmente provoca aperto dos brônquios e contracção dos músculos das vias aéreas, como tal, esta deve ser tratada com um anti-infamatório e um broncodilatador.

As infecções provocam asma?

As infecções provocam asma?

Pode acontecer que se recorde que a sua asma apareceu em relação com uma infecção vírica, provavelmente quando era criança. Contudo, a infecção provavelmente não causa a asma; com maior probabilidade, a infecção apenas desencadeou os sintomas. A asma já estava subjacente e teria aparecido mais cedo ou mais tarde, com ou sem a infecção. Provavelmente já nasceu com tendência para asma.

Algumas são alérgicas e têm uma forma ligeira de asma sem saberem. Depois, quando apanham uma infecção vírica os sintomas típicos de asma aparecem.

O que posso fazer para prevenir a osteoporose?

O que posso fazer para prevenir a osteoporose?

Não existe evidência de que as doses de corticosteróides inalados geralmente usadas no tratamento da asma possam causar osteoporose, mas parece defensável aconselhar todos os doentes asmáticos (especialmente as senhoras com mais idade) a tomar precauções para evitar a osteoporose, dado que se sabe que esta é uma consequência do envelhecimento e da inactividade física (e também do uso prolongado de comprimidos com corticosteróides).

A actividade física ajuda os ossos a crescerem fortes e é provavelmente o factor mais importante na prevenção da osteoporose. A inactividade, devida, p.e., à má função pulmonar ou ao medo de ter crises de asma, piora a osteoporose. O tratamento eficaz da asma permite ao asmático ter uma vida activa. Os suplementos de cálcio para as mulheres de meia-idade que têm o risco de não receber cálcio suficiente através da dieta pode reduzir o risco de osteoporose. Tratamentos específicos estão disponíveis para as pessoas de maior risco.

Se me esquecer de tomar os meus corticosteróides haverá risco ae duplicar a dose?

Se me esquecer de tomar os meus corticosteróides haverá risco ao duplicar a dose?

Não existe risco em tomar o dobro da dose numa única ocasião, mas tente não fazer disto um hábito.

Preciso de lavar a boca depois de fazer corticosteróides inalados?

Preciso de lavar a boca depois de fazer corticosteróides inalados?

Existe um pequeno risco de infecções fúngicas da boca quando se usa corticosteróides inalados. Embora este efeito varie muito entre doentes, não parece inapropriado aconselhar a lavar a boca após o uso do inalador, sempre que possível. Se estiver num local onde tal seja impossível, tal não é um problema, dado que o risco é muito pequeno.