O que o alérgico deve saber sobre a sua doença

O que o alérgico deve saber sobre a sua doença

O que é a alergia?

Alergia é uma reacção anormal, exagerada, do organismo a uma substancia estranha, a que se chama alergénio.
Quando este alergénio contacta com o corpo humano ele defende-se libertando anticorpos produzidos pelos glóbulos brancos, ajudando a combater esta invasão. O problema é que um número significativo de pessoas (aproximadamente 10 a 15% da população mundial) produzem quantidades exageradas de um tipo especial de anticorpos (IgE) e o contacto entre os alergénios e estes anticorpos provocam uma excessiva reacção, a reacção alérgica, que causam a libertação de substancias que ao atingirem áreas sensíveis como a pele, o nariz ou o pulmão, produzem os sintomas característicos das várias doenças alérgicas como eczena, urticária, rinite, asma.

Voltar ao topo

Que substâncias causam alergia?

As substâncias que mais frequentemente causam alergia são:

  • os alergénios existentes na atmosfera (ácaros do pó de casa, pólens, pêlo de animais, fungos e bolores).
  • os alergénios alimentares tais como ovos, peixe e mariscos.
  • medicamentos como a aspirina ou a penicilina.

 Em certas profissões os indivíduos podem estar sujeitos ao contacto com algumas substâncias que podem igualmente causar alergia: é o caso dos padeiros, cabeleireiros, pintores, veterinários, carpinteiros, trabalhadores da cortiça, trabalhadores de fabricas de algodão, de substâncias químicas, etc.

 Os doentes alérgicos, sobretudo os que sofrem de asma também reagem a uma série de outros estímulos como: irritantes (fumo de tabaco, cheiros activos, poluição atmosférica, variações climáticas bruscas), exercício físico, exposição industrial e ocupacional, medicamentos e ansiedade.

Voltar ao topo

Que Sintomas Caracterizam as Doenças Alérgicas?

O Eczema, a Urticária, a Rinite e a Asma, são as doenças alérgicas mais frequentes e constituem um importante problema de saúde pública, atingindo uma percentagem elevada da população . Os sintomas podendo variar de gravidade, são habitualmente os seguintes:

  • Eczema – Comichão da pele, lesões avermelhadas e pequenas lesões salientes
  • Urticária – Aparecimento de lesões avermelhadas em relevo, de tamanhos diversos e acompanhadas de comichão no local.
  • Rinite Alérgica – Comichão no nariz, espirros, corrimento nasal, nariz entupido, muitas vezes acompanhados de vermelhidão e comichão nos olhos (CONJUNTIVITE).
  • Asma – Tosse, chiadeira, aperto no peito e falta de ar.

Voltar ao topo