Cães e gatos podem ser os melhores amigos contra as alergias

Os animais de estimação, designadamente cães e gatos, parecem ter um efeito protector contra as alergias, embora não impeçam a asma. Segundo um estudo realizado na Holanda e publicado na revista Allergy, as crianças que privam desde cedo com animais estão mais protegidas contra a sensibilização a alergéneos inalados, mas esse contacto precoce não parece prevenir o desenvolvimento de asma durante a infância.

O estudo em causa analisou os dados de quase 3000 crianças que participaram noutro estudo, o PIAMA, tendo avaliado a relação entre a existência de animais em casa, a sensibilização a alergéneos, a asma e os sintomas respiratórios desde o nascimento até aos 8 anos de idade.

Os resultados mostram que as crianças que tinham um gato ou um cão em casa desde os três meses de idade tinham menos sensibilização a alergéneos, isto é, menos alergias. A presença de gatos diminuiu a alergia aos ácaros da casa e a presença de cães reduziu a alergia aos pólens. Contudo, a prevalência de asma não foi afectada.

Assim, os cientistas holandeses não desaconselham a adopção de animais no primeiro ano de vida das crianças com o objectivo de minimizar o risco dela se tornar alérgica.

Fontes:

http://www.ingentaconnect.com/content/mksg/

all/2009/00000064/00000008/art00014