Problemas de sono em crianças asmáticas resultam em problemas comportamentais

Os problemas respiratórios durante o sono são um factor independente de problemas de comportamento numa larga percentagem de crianças com asma a viver em centros urbanos.

 

Um estudo desenvolvido por uma equipa de profissionais de várias áreas propôs-se investigar a relação entre problemas respiratórios durante o sono e problemas comportamentais em 194 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, residentes em cidades e que estavam envolvidas em programas de asma nas escolas. Para tanto, avaliaram itens como o ressonar, a atenção e a hiperactividade.

 

Os resultados, divulgados no Pediactrics, mostram que 33% das crianças tiveram distúrbios respiratórios durante o sono, sendo que estas tinham pior comportamento. Entre as queixas contavam-se, por exemplo, ansiedade e depressão, comportamento antissocial e hiperactividade.

Os autores concluem que o rastreio sistemático deste tipo de distúrbios numa população de alto risco pode ser útil na identificação de crianças que poderão beneficiar de ajuda. 

Fontes:
http://pediatrics.aappublications.org/cgi/content/abstract/124/1/218