Crianças asmáticas continuam a respirar fumo de tabaco

De acordo com o relatório publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”, uma taxa muito elevada de crianças asmáticas é exposta a quantidades de fumo de cigarro muito elevadas, que interferem com a sua asma.

 

Os investigadores do Children’s Memorial Hospital, em Chicago (EUA), avaliaram 482 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos e questionaram os seus educadores relativamente à existência de fumadores entre os familiares.

 

Os resultados demonstraram que mais de 2/3 das crianças tinham níveis de cotinina (um indicador da exposição ao fumo do tabaco) na saliva suficientes para haver um impacto negativo no controlo da asma.

 

Quase metade dos educadores admitiram existir um fumador na família. Em 30% dos casos, o principal responsável pela educação da criança fumava. Entre as crianças cujos pais eram fumadores, os níveis de cotinina eram duas vezes maiores do que nas restantes.

Os autores propõem que se desenvolvam programas de cessação tabágica dirigidos aos pais e educadores de crianças com asma.

Fontes:

http://www.jacionline.org/article/S0091-6749(08)01496-6/abstract