Amamentação exercita capacidade pulmonar dos bebés

 Amamentar exercita a capacidade pulmonar dos bebés, demonstra um trabalho de investigação desenvolvido na Universidade da Carolina do Sul, em Columbia (EUA), publicado na revista “Thorax”.

Os investigadores norte-americanos avaliaram 1.033 crianças com 10 anos de idade que têm vindo a ser seguidas desde que nasceram. Perceberam que aquelas que foram amamentadas 4 meses ou mais têm maior capacidade respiratória do que as que foram amamentadas por curtos períodos de tempo ou não foram. Como a capacidade respiratória pulmonar não está relacionada com o sistema imunitário, não se pode atribuir estes resultados a efeitos benéficos do leite materno sobre o sistema imunológico das crianças.

Os autores defendem que é a força que as crianças amamentadas fazem para “puxar” o leite (normalmente cada amamentação demora 8/9 minutos) que exercita a sua capacidade respiratória. Note-se que, sendo assim, as mães que estão a bombear o leite para os biberões estão a fazer com que as suas crianças percam uma parte importante dos benéficos da amamentação. 

Fontes:

http://thorax.bmj.com