Exacerbações podem ser prevenidas

As exacerbações frequentes podem ser indicativas de uma maior gravidade da asma, comorbilidades importantes ou fraca adesão ao tratamento, sendo que a identificação dos factores de risco e a implementação de uma abordagem de longo prazo podem ajudar a reduzir a morbilidade e a mortalidade que lhes estão associadas.

O alerta é feito pelo Dr. Malcolm Sears, Professor de Medicina da Universidade McMaster, Canadá, num artigo publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”.

O médico avisa que as exacerbações estão muitas vezes relacionadas com infecções víricas, especialmente rinovírus, embora nem sempre. Tendo em conta o padrão sazonal das crises, sobretudo nas crianças, o especialista aconselha um tratamento anti-inflamatório adequado durante as estações de maior risco viral, designadamente após o regresso às aulas, isto é, a partir de Setembro, no caso do Hemisfério Norte.

Quanto às diferenças relativas aos sexos e às idades, ainda não estão bem explicadas, apesar de já ter sido demonstrada a influência das hormonas.

Fontes:

http://www.jacionline.org/article/S0091-6749(08)01484-X/fulltext#sec6