Probióticos protegem de infecções respiratórias por mais de 6 anos

Investigadores finlandeses sugerem que os probióticos podem ajudar os bebés a combater as doenças respiratórias. Num artigo científico publicado recentemente no jornal médico Pediatrics, os cientistas da Helsinki University Central Hospital (Finlândia) defendem que os probióticos e prebióticos (bactérias benéficas para o nosso organismo) podem promover a maturação do sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de doenças respiratórias e alérgicas.

Assim, a equipa de investigação administrou probióticos a grávidas nas quatro semanas que antecederam o parto. Às crianças foi administrado, diariamente, um misto de bactérias (que também se podem encontrar no leite materno) até aos 6 meses de idade. Com 2 anos, as crianças que tinham tomado probióticos registaram, em média, 3,7 infecções respiratórias, enquanto que as crianças que não foram sujeitas a estas bactérias tiveram 4,2 infecções das vias aéreas. 

Fontes:

http://pediatrics.aappublications.org/cgi/content/abstract/122/1/8?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=Probiotic+