Tenho um filho com asma e tenho medo da medicação

Tenho um filho com asma. Tenho medo que a medicação que lhe estou a dar lhe faça mal. O que hei-de fazer?

Se é mãe ou pai de uma criança com asma e tem medo que os medicamentos prescritos pelo médico tenham efeitos laterais indesejáveis, saiba que a sua preocupação pode comprometer o bem-estar do seu filho.

Embora seja normalmente injustificado, esse receio é, na verdade, muito comum. Um estudo divulgado recentemente indica que um em cada seis pais se sente apreensivo relativamente aos fármacos utilizados.

 

Provavelmente, tem faltado algum diálogo e alguma abertura entre pais e médicos no sentido de se dissiparem todas as dúvidas e os mitos que rodeiam os medicamentos indicados na asma, designadamente os corticóides. É falso, por exemplo, que os corticóides provoquem aumento de peso, que viciem, que danifiquem os pulmões, que deveriam ser o último recurso ou que sejam necessárias doses cada vez maiores.

 

O ideal é que todos os anseios sejam devidamente expressos durante a consulta. Só assim o especialista poderá agir em conformidade, explicando aos pais o que está em causa. Se esta conversa não existir, a adesão ao tratamento pode estar seriamente prejudicada e, como tal, a criança nunca irá melhorar. Corre-se, assim, o risco de se entrar num ciclo vicioso em que o receio de dar a medicação leva a uma fraca adesão e esta, por sua vez, dita um agravamento dos sintomas, em vez de uma melhoria. Os pais podem culpar o médico, enquanto o médico culpará os pais, gerando-se tensões e desconfianças numa relação que se desejaria saudável e profícua.

 

A bem da criança, conte os seus receios ao médico. Vai ver que, na maior parte dos casos, eles não têm qualquer fundamento. Os medicamentos não matam. O que pode matar é a asma não controlada.

  Patrocínio www.paraquenaolhefalteoar.com