Proteja-se das constipações e das infecções

Proteja-se das constipações e das infecções

Agora que o Inverno está à porta, receio que venham as constipações e as gripes porque, normalmente, tenho mais crises de asma quando isso acontece. O que devo fazer para me proteger? As constipações e as infecções respiratórias por virus estão na base da maioria das exacerbações de asma, designadamente entre as crianças.

Para evitar as crises, o melhor é ouvir o que dizem os especialistas. Estudos recentes demonstram que os alergénios e a poluição atmosférica, designadamente os gases emitidos pelos automóveis e o fumo do tabaco, parecem dificultar a reacção do organismo contra os vírus e, no caso da asma, predispor para exacerbações mais graves.

A exposição a um alergénio pode, assim, agravar os efeitos da infecção por um vírus, designadamente o rinovírus, nos doentes asmáticos. Um estudo mostra que a exposição a este vírus e a um alergénio em simultâneo provoca piores reacções e atrasa a resposta do organismo à infecção.

O ar contaminado pelo fumo dos carros tem sido relacionado com um maior número de hospitalizações, de acordo com um projecto europeu designado APHEA (Air pollution on Health: European Approach).

As crianças expostas a níveis elevados de NO2 têm mais dores de garganta e constipações, além de faltarem mais vezes às aulas. Nas crianças asmáticas, a exposição a vírus e ao NO2 aumenta as taxas de infecções respiratórias e agrava os sintomas da asma. O mesmo acontece, de resto, com as crianças que estão em contacto com o fumo do tabaco.

Perante estes dados, há que fazer opções. É verdade que é difícil, senão mesmo impossível, evitar totalmente o contacto com os alergénios e com a poluição, sobretudo nas zonas urbanas, mas está nas mãos de cada um evitar ambientes com muito fumo, como sejam as ruas com muito tráfego automóvel, os bares e as discotecas. É importante, também, reduzir o contacto com indivíduos que apresentam sintomas de uma infecção respiratória. Ambientes fechados, com má ventilação e muitas pessoas são também locais previligiados para o contágio. A vacina da gripe, embora só proteja contra um reduzido número de virus, pode também ser uma ajuda.