Alergias – conhece bem as suas?

Alergias – conhece bem as suas? 

A importância de conhecer os alergénios a que somos sensíveis…

Para além da sintomatologia própria da reacção alérgica, os alergénios são tido como sendo agentes desencadeantes da asma. Desta forma, é aconselhado aos asmáticos conhecerem com rigor as substâncias a que são sensíveis. Alguns dos alergénios poderão não ser sempre evitáveis (como os esporos dos fungos presentes no ar que respiramos), mas outros são mais facilmente contornáveis. Poderemos também ajustar a medicação de acordo com a exposição aos alergénios. Prevenir a exposição a essas substâncias contribui em larga medida para o sucesso do controlo da asma e para a qualidade de vida e bem-estar do asmático.  

Como posso saber, com rigor, a que substâncias sou sensível?

Quando há suspeita de alergia, os testes cutâneos são normalmente a primeira escolha dos médicos em termos de método de diagnóstico. São os mais simples, rápidos, eficazes e baratos, e permitem ter resultados em poucos minutos e a um grande número de alergénios. O funcionamento dos testes cutâneos baseia-se numa premissa muitíssimo simples: se alguém é alérgico a uma determinada substância, vai desenvolver uma reacção se as suas células entrarem em contacto com o alergénio, o que permitirá confirmar a sensibilidade do paciente. 

Como são realizados os testes cutâneos?

Existem dois tipos de testes cutâneos:  

  • por picada ou prick; 
  • intradérmico.

Quase sempre são os testes cutâneos por picada os utilizados, só para algumas situações especiais como reacções a medicamentos ou picadas de abelhas/vespas se utilizam os testes intradérmicos. No teste cutâneo por picada, ou “prick”: 

  • O profissional de saúde limpa o antebraço do paciente com álcool;
  • …faz pequenas marcas (afastadas mais de 2 cm) no braço (faz tantas quantas as alergias a testar);
  •  … coloca pequenas gotas de extracto  do(s) alergénio(s) ao lado de cada marca;… com uma pequena lanceta, pica a camada mais superficial da pele do paciente através da gota de alergénio, levantando ligeiramente a pele (sem sangrar); 
  •  … a leitura é feita cerca de 15 minutos após a picada. Um teste por picada é considerado positivo quando se forma uma lesão elevada chamada pápula com um diametro maior que 3 mm e pelo menos igual à pápula provocada pelo controlo positivo (histamina). Estas pápulas, que habitualmente tem uma zona avermelhada à volta, desaparecem após cerca de 30 minutos.

Estes testes dão um pequeno desconforto não tanto pelo “picada” propriamente dita que pouco ou nada doi, mas pela sensação de “comichão” (prurido). De uma forma simplista pode dizer-se que a sensação é como a de uma picada de mosquito mas que dura no total menos de 1 hora. 

Como em todos testes clínicos, os testes cutâneos também têm uma margem de erro (embora menor do que as análises ao sangue). No entanto, um alergologista experiente saberá dizer se restam dúvidas quanto aos resultados do teste e, caso haja necessidade, o teste alérgico é repetido ou é realizado através de outra metodologia. Também é possível saber a que somos alérgicos através de análises ao sangue mas é um processo mais moroso e que se torna muito caro quando queremos testar com rigor muitos alergénios. 

O que são afinal as alergias?

A alergia é uma resposta do nosso sistema imunitário a uma substância estranha ao organismo. Quando o sistema imunitário detecta a presença de elementos exteriores que considera perigosos (neste caso, o alergénio) liberta uma proteína designada por Imunoglobulina E (IgE). Esta proteína fixa-se na substância que provocou o alerta imunológico e fomenta a libertação de histamina e outras substâncias. É principalmente a histamina que, nos primeiros minutos provoca os sintomas alérgicos: espirros, dispneia, prurido, etc.

Patrocínio www.paraquenaolhefalteoar.com