Asma Brônquica

Asma brônquica

A asma brônquica é um problema social

  • Elevado número de doentes
  • Doença crónica, com carácter episódico
  • Tratamento prolongado
  • Vigilância médica constante
  • Interferência na vida diária do doente e da família
  • Elevados custos sociais e pessoais (absentismo,medicamentos, controle do ambiente)

Como conseguir o controlo da asma?

Reconhecer a doença

A asma é uma doença dos brônquios, na qual estes, por acção de estímulos muito diversos (alérgicos ou irritantes), se contraem subitamente de forma mais ou menos intensa mas habitualmente temporária. Se os doentes são muito sensíveis e a doença não é tratada adequadamente instala-se uma INFLAMAÇÃO permanente dos brônquios.

Estas alterações vão traduzir-se pelos seguintes sintomas:

  • tosse
  • sensações de aperto no peito
  • ruídos agudos ao respirar (pieira ou “chiadeira” )
  • crises de dificuldade respiratória, por vezes muito intensas

Habitualmente é fácil reconhecer a doença por este conjunto de sintomas característicos, mas por vezes os doentes podem ter só tosse, sobretudo durante a noite, ou só aperto no peito quando fazem esforços e assim torna-se mais difícil o diagnóstico. Estes sintomas podem aparecer só de vez em quando (asma intermitente) ou serem quase diários (asma persistente), com intensidade variável: ligeiros, moderados .

SE TIVER ESTES SINTOMAS, MESMO QUE LIGEIROS, NÃO OS IGNORE . O TRATAMENTO PRECOCE É MUITO IMPORTANTE PARA CONSEGUIR UM CONTROLOADEQUADO. PROCURE O SEU MÉDICO!

Reconhecer as causas que desencadeiam crises

As crises de asma podem resultar da acção de:

    • Factores específicos
      Há uma grande variedade de substâncias ( alergénios ) que podem produzir sintomas nos asmáticos e são inofensivos para as pessoas que não são alérgicas. As mais frequentes os ácaros do pó, pêlos de animais, pólens de algumas plantas, bolores e substâncias inaladas em certas profissões.

 

  • Factores inespecíficos
    O exercício, a poluição atmosférica, o fumo de cigarro, o ar frio, as infecções respiratórias e alguns medicamentos (ex.: aspirina) podem ser responsáveis pelo desencadear de crises nos doentes alérgicos, e nos não alérgicos são as únicas causas da doença.

Estudar a doença para lhe ser instituído o tratamento adequado

Para isso é necessário recorrer a uma consulta da especialidade, aonde lhe serão feitas algumas provas:

  • TESTES CUTÂNEOS com diversas substancias (alergénios) para ver se é alérgico e a quê.
  • MEDICAÇÃO DO FLUXO DE AR com um aparelho muito simples, que o doente até pode executar em casa, para medir o grau de obstrução dos brônquios.
  • PROVAS FUNCIONAIS RESPIRATÓRIAS um pouco mais complexas.
  • EXAMES DE SANGUE e EXAMES RADIOLÓGICOS quando necessário.
  • Em certos casos PROVAS DE PROVOCAÇÃO, que consistem na inalação de uma determinada substância, que se suspeita causar a asma.

Voltar ao topo

Cumprir as Prescrições Médicas

O doente deve saber que a medida mais importante no tratamento da asma alérgica é EVITAR O ALERGÉNIO que é a causa de todos os factores que vão desencadear a crise. Por vezes é possível afastar completamente a alergénio (por exemplo quando se trata de animais), outras vezes é necessário aplicar uma série de medidas para diminuir o seu contacto (ver paginas próprias para ácaros e para pólens).

TRATAMENTO FARMATOLÓGICO

Há dois de medicamentos para tratar a asma:

    1. Medicamentos preventivos – como o seu nome indica, destinam-se a evitar o aparecimento de crises, combatendo a inflamação dos brônquios. Os medicamentos mais eficazes deste tipo são os corticosteroides. Actualmente existem corticosteroides para aplicar por via inalatória (beclometasomas, budesonido, flunisolido, fluticasona), que são muito activos e desprovidos dos graves efeitos no resto do organismo que acontecem quando se utiliza a via oral ou injectável. Um outro medicamento destes grupo é o cromoglicato dissódico.

 

  1. Medicamentos sintomáticos – são os que se utilizam para as crises, os chamados broncodilatadores (agonistas-beta, anticolinérgicos, teofilinas). Deve-se preferir a aplicação por via inalatória, porque as doses são muito menores e não têm quase nenhuns efeitos no resto do organismo.

IMUNOTERAPIA

As chamadas “vacinas” são o tratamento que se destina a modificar a resposta imunológica do doente ao agente causador da doença. Devem ser prescritas exclusivamente por médicos imunoalergologistas.

FAÇA DIARIAMENTE O SEU TRATAMENTO PREVENTIVO. SAIBA COMO UTILIZAR OS OUTROS MEDICAMENTOS EM CASO DE CRISE E QUANDO DEVE RECORRER AO MÉDICO SE ESTES FALHAREM.

Voltar ao topo

Manter uma actividade física com regularidade

É aconselhável que o doente pratique algum desporto. O melhor é a natação, mas em geral podem praticar-se todos com moderação, evitando aqueles que se realizam em condições ambientais desfavoráveis (ex.: baixas temperaturas). Se o doente tem asma com o esforço pode tomar um fármaco protector antes de iniciar o exercício.

Voltar ao topo