Quem somos

Serviço de Imunoalergologia, Hospital de São João(SIA/HSJ)

As actividades do Serviço de Imunoalergologia do Hospital de São João (SIA/HSJ) incluem a actividade assistencial, de investigação e de formação pré e pós graduada.

A actividade assistencial do SAI/HSJ é intensa. Em 2003 fizeram-se mais de 10000 consultas, 2400 testes cutâneos, mais de 300 provas de provocação oral, mais de 150 provas de provocação brônquica e aplicaram-se 10500 vacinas.

Apesar dos números crescentes de procura do SAI/HSJ, tem sido preocupação constante do Serviço a melhoria da qualidade dos cuidados prestados ao doente e a atenção constante ao grau de satisfação dos profissionais e dos utentes. O SIA/HSJ foi o primeiro serviço nacional, prestador de cuidados ao doente asmático, a utilizar novas formas de avaliação da doença alérgica tal como a avaliação de marcadores inflamatórios. É actualmente o único serviço nacional a utilizar na avaliação clínica regular o estudo de marcadores inflamatórios na monitorização da doença alérgica.

Com vista a uma resposta cada vez mais adequada às solicitações que são feitas ao SIA/HSJ têm sido criadas consultas específicas, existindo actualmente, além da Consulta de Imunoalergologia, as consultas Atendimento Permanente (diariamente), de Asma Ocupacional (que decorre à segunda-feira), de Alergia a Fármacos (terça e quarta-feiras), de Alergia a Veneno de Himenópteros (quarta-feira), de Alergia a Alimentos (quinta-feira) e a de Asma e Desporto (sexta-feira).