Dieta mediterrânica protege as crianças da asma

A dieta mediterrânica pode proteger as crianças da asma e da rinite alérgica, sugere um estudo conduzido no México e agora publicado no jornal Allergy.

Os investigadores analisaram a associação entre a alimentação das crianças e das suas mães durante a gravidez e o desenvolvimento de asma e rinite alérgica numa amostra de 1.476 crianças entre os 6 e os 7 anos de idade.

As conclusões não surpreenderam: as crianças que, no último ano, tinham feito uma dieta baseada em vegetais, frutas e legumes, nozes, peixe e cereais, além de pobre em lacticínios, carne, gordura e “comida de plástico”, tinham menos asma e menos rinite alérgica, bem como menos sintomas tais como espirros, pieira ou lacrimejo nos olhos.

Como sublinham os investigadores, a explicação parece residir no facto de os alimentos contidos na chamada dieta mediterrânica serem ricos em antioxidantes que podem exercer um papel protector sobre os pulmões e prevenir lesões nas vias aéreas.

Além disso, sabe-se que o peixe é rico em ómega 3 e pobre em ómega 6, uma equação que se tem mostrado eficaz na redução nos níveis de proteínas pró-inflamatórias nocivas. Não foi encontrada qualquer relação entre uma dieta tipo mediterrânica pelas mães durante a gravidez e um risco reduzido de asma ou rinite nas crianças.

Fontes:

http://www3.interscience.wiley.com/journal/121402056/abstract