Esteróides inaláveis mais seguros para os ossos dos rapazes asmáticos

Os esteróides inaláveis são mais seguros para os ossos das crianças asmáticas do que os esteróides orais, concluiu um estudo elaborado por cientistas da University of New Mexico, em Albuquerque (EUA), publicado recentemente na Pediatrics.

Sabia-se que os esteróides, necessários para controlar a asma, podem comprometer os níveis óptimos de densidade óssea, mas não existiam dados que ilustrassem o efeito destes medicamentos nas crianças. Neste estudo norte-americano foram avaliados 531 rapazes e 364 raparigas envolvidos no Childhood Asthma Management Program, com o objectivo de esclarecer os efeitos destes fármacos nos ossos dos mais novos.

Os resultados indicam que os esteróides não têm influência nos ossos das raparigas. Os investigadores pensam que este facto pode estar relacionado com o efeito protector concedido pelos estrogénios a partir da puberdade.

Embora nos rapazes tenha sido registada alguma perda óssea associada à toma de corticosteróides, o efeito é muito menos pronunciado quando este fármaco é tomado por via inalada do que quando é administrado oralmente.

 

Fontes:

http://pediatrics.aappublications.org