Óleo de peixe na gravidez pode baixar risco de asma nas crianças

Tomar óleo de peixe (cápsulas de ómega 3) durante as últimas semanas de gestação pode reduzir o risco de a criança desenvolver asma, sugere um estudo financiado pela União Europeia e publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

A equipa de investigação dinamarquesa, liderada por Sjurdurf F. Olsen, constituiu, em 1990, um grupo com mais de 500 mulheres grávidas, a quem foi pedido que tomassem diariamente, nas últimas dez semanas de gravidez, cápsulas de óleo de peixe, cápsulas de azeite, ou nenhum destes “suplementos”. 16 anos depois, os investigadores avaliaram os adolescentes que nasceram dessas gravidezes, tendo concluído que, entre os filhos das mulheres que tomaram óleo de peixe, o risco de terem asma era 63% menor e o risco de terem asma alérgica atingia mesmo uma redução na ordem dos 80%. Estudos laboratoriais reiteram a capacidade do ómega 3 de influenciar o sistema imunológico.

No entanto, os autores consideram que, dada a pequena dimensão da amostra, é necessário que outros estudos corroborem estes resultados, até se adoptarem recomendações relativas ao consumo de ómega 3 durante a gravidez. Assim, a equipa de investigação já está a preparar um novo trabalho que vai permitir avaliar 70 mil mulheres que deram à luz entre 1997 e 2003.

Fontes:

http://www.ajcn.org