Prevenção Secundária e Terciária da Asma

Sabe-se actualmente que “prevenir é o melhor remédio”. No caso da asma, estão definidas várias medidas de prevenção primária, secundária e terciária.

As medidas de prevenção primária da asma têm como objectivo evitar que crianças com alto risco de se tornarem alérgicas fiquem sensibilizadas, ou seja, que desenvolvam anticorpos IgE devido ao contacto com certos elementos. É portanto, um nível bastante precoce de prevenção, que pretende “cortar o mal pela raiz”.

Já a prevenção secundária e terciária da asma dirigem-se a pessoas já sensibilizadas ou com doenças alérgicas tais como eczema ou rinoconjuntivite (no primeiro caso) ou mesmo já com asma (no segundo caso), sendo que são estes dois tipos de medidas preventivas que mais interessam às pessoas que estão em risco de se tornarem asmáticas (já sendo alérgicas) ou já têm diagnóstico de asma confirmado.

As medidas de prevenção secundária recomendadas pela “World Allergy Organization for Prevention of Allergy and Allergic Asthma” têm como objectivo evitar que o quadro sintomático de um paciente sensibilizado ou com alguma doença alérgica não muito grave evolua para asma. As medidas que constam da prevenção secundária são as seguintes: 

  • Tratar a dermatite atópica/eczema topicamente e com farmacoterapia sistémica, para prevenir as alergias respiratórias (como rinite ou asma).
  • Tratar doenças das vias aéreas superiores, como a rinite alérgica, para evitar o desenvolvimento de asma.
  • Evitar, dentro do possível, a exposição a todos os alergéneos aos quais se é sensível e ao tabaco.
  • Mudar de posto de trabalho, no caso de a asma estar a ser agravada pela exposição a agentes sensibilizantes ou irritantes presentes no ambiente laboral.

As medidas de prevenção terciária são aplicadas no tratamento da asma e pretendem evitar crises de asma graves, sequelas importantes a longo prazo (como redução fixa da função respiratória) e restringir o impacto da doença na rotina do asmático, assegurando-lhe um nível de qualidade de vida dentro dos padrões normais. A “World Allergy Organization for Prevention of Allergy and Allergic Asthma” definiu como medidas de prevenção terciária: 

  • Evicção de todos os alimentos com proteínas de leite de vaca por parte dos alérgicos ao leite (note bem: só nos indivíduos com alergia comprovada ao leite). Caso seja necessário, deve ser tomado um suplemento hipoalergénico.
  • Adopção de medidas de evicção alérgica para reduzir ou eliminar a exposição aos alergéneos, aumentar o controlo de sintomas e prevenir as crises de asma por parte dos pacientes com asma, rinoconjuntivite, eczema ou outras doenças alérgicas.
  • Tomar medicação preventiva, que controle o processo inflamatório que está na base das crises de asma.
  • Evitar completamente a toma de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou outros anti-inflamatórios não-esteróides sempre que tenha sido detectada sensibilidade a estas substâncias (note bem: só nos indivíduos com sensibilidade a estes fármacos).

Fonte:
World Allergy Organization for Prevention of Allergy and Allergic AsthmaGlobal Initiative for Asthma