Amamentar protege contra a asma

Amamentar ajudará a proteger os bebés da asma, indica um novo estudo realizado em ratos.

Os investigadores descobriram que os ratos que foram amamentados pelas suas mães e que foram expostos a alergéneos desenvolveram tolerância aos mesmos. A substância era a ovalbumina, que é a principal proteína encontrada nos ovos. Transferida da mãe para o bebé através do leite materno, a substância pareceu conferir tolerância imunológica à mesma, uma vez que os ratos expostos apresentavam menos hiperreactividade das vias aéreas e menos muco, entre outros benefícios.

“Descobrimos que os antigéneos são eficientemente transferidos da mãe para o recém-nascido através do leite. Acreditamos que a presença do alergéneo no leite, juntamente com uma molécula chamada TGF-beta, instrui o sistema imunitário do recém-nascido a não reagir contra o alergéneo”; afirmou Valeria Julia, autora do estudo.

A questão é se os resultados de um estudo feito em animais podem, agora, ser extrapolados para os seres humanos (existem alguns dados em seres humanos que apontam para isso mesmo). Até à data, os cientistas não conseguiram determinar se a amamentação consegue realmente evitar o desenvolvimento de asma e de outras doenças alérgicas nas crianças.

Fontes:

http://thorax.bmj.com/cgi/content/abstract/thx.2007.081745v1