Amamentação parece associada a menos asma

 O aleitamento materno está associado a uma redução do risco de asma em crianças até aos 8 anos de idade, mesmo quando há história familiar de atopia. É o que afirma um estudo agora publicado no Thorax.

 

Os investigadores estudaram 3115 crianças nascidas entre 1996 e 1997 que participaram no estudo PIAMA (Prevention and Incidence of Asthma and Mite Allergy), tendo recolhido dados sobre a amamentação e a asma. Aos 8 anos, mediram a imunoglobulina E (IgE) específica a alergéneos no ar e a reactividade brônquica.

 

Ao todo, 35% das crianças foram amamentadas pelas mães durante mais de 16 semanas. Aos 8 anos, 12,6% tinham asma.

 

Verificou-se que as crianças que tinham sido amamentadas durante aquele período tinham uma prevalência mais baixa de asma entre os 3 e os 8 anos de idade, quer as mães fossem alérgicas, quer não fossem. Não se observou qualquer relação entre a amamentação e a hiperreactividade brônquica, nem com as alergias paterna e materna.

Até à data, a influência da amamentação na prevenção da asma tem sido objecto de vários estudos, mas permanecia a incerteza sobre a associação com a idade da criança ou a atopia materna e paterna.

Fontes:

http://thorax.bmj.com/cgi/content/short/64/7/558?q=w_thorax_current_tab