Nozes e vinho podem ajudar a prevenir as crises

Ouvi dizer que as nozes e o vinho podem ajudar a prevenir as crises de asma. É verdade?

Um estudo recente afirma, de facto, que um padrão alimentar que inclua o vinho e as nozes está associado a uma diminuição do risco de crises frequentes de asma.

 

O referido estudo, intitulado “Dietary patterns and asthma in the E3N study” e publicado no European Respiratory Journal (um dos jornais científicos mais conceituados a nível mundial), encontrou uma relação entre o tipo de alimentação e a frequência das exacerbações, mas não entre a dieta e a incidência de asma (isto é, o número de novos casos que aparecem por ano) e o número total de casos.

 

Foram analisados três padrões de alimentação distintos: um padrão que incluía frutos e vegetais, o padrão “ocidental”, que incluía pizza e carnes curadas, e o padrão “nozes e vinho”.

 

Depois de se excluírem factores potencialmente “confundidores”, os resultados mostraram que o padrão “ocidental”, baseado na chamada “comida de plástico”, estava efectivamente relacionado com um risco aumentado de exacerbações frequentes, ao passo que o padrão assente em nozes e vinho se relacionava com uma diminuição do risco de crises de asma.

 

Este estudo vem reforçar a ideia de que a dieta está intimamente relacionada com a frequência de exacerbações nos indivíduos que sofrem de asma e, por essa via, com a própria gravidade da doença.

 

Vários estudos têm apontado nesta direcção. Em 2007, um deles indicava que as crianças que comiam nozes pelo menos três vezes por semana tinham menos tendência a apresentar pieira. As nozes são uma fonte de vitamina E, conhecida por ajudar nas defesas do organismo contra as agressões provocadas pelos radicais livre a nível das células. Além do mais, contêm magnésio, que outro estudo sugere ter utilidade na protecção contra a asma.

 

Mais recentemente, um estudo sublinha o valor da dieta mediterrânica, que inclui frutos, vegetais e nozes, na prevenção da asma e de alergias. No que respeita às nozes, era evidente uma diminuição da pieira.

 

Curiosamente, um estudo conhecido em 2008 sugere que o consumo diário de nozes durante a gravidez pode aumentar em 50% o risco de os filhos sofrerem de asma. O que vai em sentido contrário dos estudos em pessoas que já têm a doença.

Quanto ao vinho, há muitos artigos que demonstram o seu papel na asma. O vinho é rico em flavonóides, substâncias que estão presentes noutros alimentos, como a maçã (“an apple a day keeps the doctor away”), e que, graças às suas propriedades antioxidantes, ajudarão a reduzir a inflamação característica da asma e a melhorar a função respiratória. No entanto, há outros estudos que referem a possibilidade de o vinho desencadear sintomas de asma, ao que tudo indica devido à presença de aditivos, como os sulfitos.

 

Fontes:

http://erj.ersjournals.com/cgi/content/abstract/33/1/33

http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/6525237.stm

http://thorax.bmj.com/cgi/content/abstract/56/10/763

http://www.nutraingredients.com/Research/Apples-and-wine-reduce-risk-of-asthma

http://thorax.bmj.com/cgi/content/abstract/56/10/763

http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/7505682.stm