Alergia ao látex e as crianças

O látex é uma substância leitosa produzida pelas árvores-da-borracha, que, depois de processada, é usada numa grande variedade de materiais, desde utensílios médicos a brinquedos.

A frequência com que esta substância é utilizada por diversas indústrias pode levantar problemas à franja da população que desenvolveu alergia à proteína do látex natural.

Embora a prevalência da alergia ao látex não seja tão elevada quanto a registada noutras patologias alérgicas (atinge apenas entre 1 a 5% da população), este problema pode ser igualmente perigoso, na medida em que os sintomas imunológicos podem ir desde dermatites de contacto até graves choques anafilácticos.

A gravidade dos sintomas vai depender, além da sensibilidade do indivíduo, da quantidade de látex à qual o alérgico esteve exposto e à via de exposição, isto é, se o látex for ingerido ou entrar em contacto com as vias respiratórias terá maior impacto do que se o contacto se restringir à pele.

Para um adulto, a evicção de látex natural pode ser relativamente fácil de implementar. Basta que esteja informado sobre os produtos perigosos e os evite ou substitua por outros de materiais alternativos. No caso das crianças, a responsabilidade recai, naturalmente, na capacidade de vigilância dos pais. Mas nem sempre é fácil exercer um controlo apertado sobre as crianças, sobretudo em alturas festivas, como o Natal. A euforia instala-se e a presença de outros meninos com os quais uma criança alérgica troca brinquedos, por exemplo, compromete as estratégias de evicção alérgica mais apertadas.

Tenha sempre em mente que, se a criança está sensibilizada ao látex, deve evitar sempre o contacto com a borracha natural. O látex está presente nos balões festivos, nas partes de borracha de alguns brinquedos, nas tetinas de biberões e chupetas, nos elásticos de borracha, etc. Relativamente às tetinas e chupetas, pode pedir nas farmácias produtos sintéticos. Mas tenha atenção: não é raro que crianças pequenas troquem chupetas quando estão juntas.

É necessário cuidado nas festas natalícias para evitar que as crianças sensibilizadas entrem em contacto com os balões, colocando-os na boca, ou brinquem com brinquedos com partes de borracha que possam conter látex. Tenha atenção, na compra dos brinquedos, às informações das embalagens. Em caso de ficar com dúvidas, jogue pelo seguro e não compre. Avise também os seus familiares dos cuidados a ter na escolha de brinquedos para os seus filhos, para prevenir qualquer incidente na noite de Natal.

O processo de vulcanização (a cura) da borracha natural que é utilizado muito frequentemente na manufactura de produtos de borracha pode alterar a capacidade do material provocar ou não uma reacção alérgica nas pessoas sensíveis. Isto explica que muitas borrachas mais duras não desencadeiem reacções alérgicas, normalmente. Fale com o seu médico para que lhe dê indicações mais precisas sobre os tipos de borracha que poderão ou não ser tolerados pelo seu filho, tendo em conta o tipo e gravidade da alergia.

Não se esqueça também que existem outras proteínas similares à proteína do látex natural que podem induzir o sistema imunológico a reagir agressivamente. Os frutos tropicais como o abacate, a manga, a papaia, o maracujá, o kiwi, a banana e outros frutos como a castanha têm características bioquímicas similares. Podem surgir reacções alérgicas depois da ingestão destes alimentos, pelo que, deve ser confirmado pela avaliação médica, se esses alimentos devem ser retirados dos menus das crianças.

Aconselhe-se com o seu médico sobre as precauções que deve tomar relativamente à alergia ao látex do seu filho. Faça todas as perguntas para que possa lidar com o problema da forma mais adequada e, quando chegar a idade, comece e ensinar à criança os cuidados que deve ter.

Fontes:
http://www.aaaai.org/