Acção dos probióticos na infância pouco clara

 Um estudo recentemente publicado na revista Allergy demonstrou que a ingestão de Lactobacillus acidophilus – um probiótico ou bactéria “boa” – nos primeiros seis meses de vida não protege as crianças do desenvolvimento de alergias ou asma na primeira infância.

Os probióticos têm sido alvo de estudo, uma vez que se pensa que poderão ajudar a prevenir e tratar doenças alérgicas. De acordo com a hipótese higiénica, o aumento das doenças alérgicas no mundo desenvolvido pode estar relacionado com o facto de as crianças crescerem em ambientes excessivamente limpos. A exposição das crianças a bactérias boas é uma hipótese que está a ser explorada.

No entanto, no que concerne à Lactobacillus acidophilus, os investigadores da University of Western Australia, em Perth, notam que, 2 anos e meio após o período de administração do probiótico, o risco de a criança ter uma doença alérgica não baixou.

Todavia, durante os 18 meses de follow-up, registaram-se menos episódios de infecções gastrointestinais do que as ocorridos no grupo de controlo. Mas os autores são prudentes na leitura deste resultado, uma vez que o estudo não foi desenhado com o fim de avaliar este tipo de patologia.

Embora o probiótico estudado não tenha resultado como forma de prevenir as doenças alérgicas, o uso de probióticos não é colocado de lado. Outras estirpes devem ser estudadas. 

Fontes:

http://www3.interscience.wiley.com/journal/121448113/abstract