PAPA Férias

Para pôr as crianças asmáticas a mexer 

A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) quer pôr as crianças a mexer. Para tanto, preparou uma série de programas de férias – PAPA Férias – para crianças asmáticas centrados na actividade física bem como na melhoria das suas capacidades de sociabilização e autoconfiança para controlo da doença.

 O objectivo do PAPA Férias é mostrar que as crianças com asma não estão proibidas de praticar desportos. Muito pelo contrário. O exercício físico ajuda a melhorar os sintomas e a controlar a doença.

Embora esteja cientificamente demonstrado que a prática desportiva é benéfica para os asmáticos, há muitos falsos mitos que subsistem. Muitos pais, educadores e até crianças têm receios infundados quanto às consequências do exercício ou não sabem qual a modalidade mais indicada.

 De facto, há esquemas de treino e exercícios que são mais adequados a crianças com asma. Em alguns casos, pode ser mesmo necessário adaptar o exercício ao estado da doença.

Seja como for, a actividade física é um elemento fundamental para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Na criança com asma, não só ajuda no controlo da doença como promove a autoconfiança, a auto-estima e a sociabilização.

 

Sendo um programa de educação bem estruturado, o PAPA Férias visa, ainda, fornecer à criança com asma um conjunto de conhecimentos e capacidades de lidar com a doença. Este tipo de programas raramente é disponibilizado pelo sistema de saúde, embora existam estudos que comprovem a sua eficácia.

 Se a isto acrescer a necessidade de ocupar as crianças durante as férias, este programa surge na altura certa.

Destinado a crianças dos 8 aos 12 anos de idade, o PAPA Férias decorrerá de 1 a 5 de Setembro, das 9 às 17h, Parque desportivo Central da Maia (ponto de encontro: Complexo de Ténis da Maia).

As actividades incluem jogos de equipa (p.ex. futebol, andebol), natação, ginástica, atletismo, Hip hop e Wii (jogos de consola com movimento).Tendo em vista a adequação do exercício físico ao estado da criança e para avaliar eventuais alterações após o mesmo, os médicos presentes no local irão efectuar alguns testes simples e não invasivos de avaliação do estado da asma, incluindo a medição de óxido nitrato exalado, prova de função respiratória e testes cutâneos de alergia.

O número máximo de crianças por evento é de 30 que serão acompanhadas por três professores de educação física e monitores. Cada criança asmática poderá convidar outra criança amiga/familiar não asmática. Terão prioridade as crianças com diagnóstico de asma e sócios da Associação Portuguesa de Asmáticos.

Quanto aos custos, os sócios da APA pagarão 40€ e os não sócios, 55€, passando automaticamente a ser sócios.

Esta iniciativa conta com vários apoios incluindo a Câmara Municipal da Maia, BPI e a Fundação Vítor Baía.

{mosimage}{mosimage}Mais informações e inscrições:Associação Portuguesa de AsmáticosWebsite: www.apa.org.ptE-mail: informa@apa.org.ptTlm: 91 9073956