Etanercept pode ajudar na asma grave refractária

Há mais um medicamento que poderá ajudar no controlo da asma grave que não responde (refractária) aos tratamentos habituais (corticosteróides). Trata-se do etanercept.

Segundo um estudo publicado on-line no Thorax, o tratamento com etanercept durante 12 semanas demonstrou uma melhoria pequena, mas significativa, no controlo da asma e da inflamação sistémica, medida através da albumina sérica e da proteína C reactiva, nos 39 doentes ao qual foi administrado.

O etanercept é uma proteína que bloqueia a actividade de um mensageiro químico do organismo denominado factor de necrose tumoral (TNF – ), reconhecido como um alvo terapêutico nas doenças inflamatórias crónicas. Ao fazer este bloqueio, esta substância diminui a inflamação e melhora os sintomas.

Os autores do estudo consideram, porém, que são necessários estudos com maior número de participantes e maior duração que clarifiquem o papel do antagonismo do TNF – nos indivíduos com asma grave refractária. Neste momento, o etanercept está já aprovado para o tratamento de várias doenças, tais como artrite reumatóide, psoríase, artrite psoriática e espondilite anquilosante.

 

Fontes:

http://thorax.bmj.com/cgi/content/abstract/thx.2007.086314v1