Isoflavona reduz inflamação

A genisteína, uma isoflavona de soja ajuda a reduzir os sintomas da asma. A revelação é feita por um estudo publicado no Clinical & Experimental Allergy.

Segundo os autores, a suplementação com genisteína durante 4 semanas pode suprimir o processo inflamatório e facilitar a respiração, reduzindo a gravidade da doença.

As melhorias foram medidas através da análise dos eosinófilos LTC4 positivos, células do sangue que indicam a existência de inflamação. Nos indivíduos tratados, houve uma redução de 33% na produção de LTC4. Do mesmo modo, registou-se uma redução na fracção exalada de óxido nítrico (FENO) de 17%.

Alguns estudos epidemiológicos já haviam associado um elevado consumo de isoflavona à saúde respiratória. Os mecanismos moleculares, esses, continuam por desvendar.

“Estes resultados constituem a base para investigações clínicas futuras acerca da suplementação dietética com isoflavonas de soja, como uma estratégia para melhorar a asma e outras doenças mediadas por eosinófilos ou leucotrienos”, indicam os investigadores.

 

Fontes:
http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2222.2007.02862.x