Piscinas cobertas podem estar relacionadas com risco de asma

Os bebés expostos habitualmente ao ar saturado do cloro das piscinas cobertas correm maior risco de desenvolverem asma do que os que nadam ao ar livre. Esta é uma das conclusões de um estudo publicado numa das últimas edições do Pediatrics, o jornal oficial da Academia Americana de Pediatria.
“Os nossos dados sugerem que a prática de natação em piscinas cobertas está associada a alterações das vias respiratórias que, para além de outros factores, parecem predispor as crianças ao desenvolvimento de asma e bronquite crónica”, explicam os investigadores belgas que assinam o estudo. As crianças que estavam igualmente expostas ao fumo do tabaco corriam um risco ainda maior.
O estudo partiu da ideia de que os gases irritantes e os aerossóis que contaminam o ar das piscinas cobertas poderiam afectar o epitélio pulmonar e aumentar o risco de asma entre as crianças. Para tanto, foram analisadas 341 crianças entre os 10 e os 13 anos de idade. Os resultados confirmaram a hipótese inicialmente levantada, mostrando a existência de uma associação entre as piscinas cobertas e a asma.
Embora alguns pais vão pensar duas vezes antes de levar os seus filhos a uma piscina coberta (desinfectada com cloro), todos concordam que a amostra do estudo é reduzida e que é preciso continuar a investigar.

 

Fontes:
http://pediatrics.aappublications.org/cgi/content/short/119/6/1095

Patrocínio:
http://www.paraquenaolhefalteoar.com/