Cerca de 40% dos doentes asmáticos referiram alterações positivas na sua saúde apenas dois meses depois da entrada em vigor da nova legislação sobre o tabaco, que condiciona o seu consumo em locais públicos, tais como cafés e restaurantes.
Este foi o resultado de um estudo feito em 96 doentes com asma seguidos na consulta de Pneumologia do Hospital Pulido Valente e no Hospital Santa Marta, em Lisboa, e divulgado na Revista Portuguesa de Pneumologia (Volume XIV, Suplemento 4, Dezembro de 2008).
As principais alterações positivas referidas no questionário foram a melhoria na realização das actividades diárias, diminuição dos sintomas e menor necessidade de recorrer à medicação de SOS.
Como indicam os autores, pertencentes ao Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, “a exposição passiva ao fumo do tabaco provoca a exacerbação dos sintomas de asma”.
Segundo os mesmos, os resultados deste estudo só vêm reforçar “a importância da aplicação de medidas legais eficazes como forma de melhoria do bem-estar dos doentes asmáticos”.
Fontes:
Patrocínio:
www.paraquenaolhefalteoar.com