O que é a imunoterapia (vacinas anti-alérgicas)?
Geralmente envolve uma série de injecções de um alergénio ou alergénios aos quais o doente é alérgico. A dose da injecção é gradualmente aumentada, e o objectivo é que o organismo passe a tolerar melhor estes alergénios e não desenvolva asma após a exposição aos mesmos.
A imunoterapia pode ser apropriada para a asma provocada por pólenes, pêlo de animais ou ácaros. A probabilidade de sucesso é maior se a sua asma for causada apenas por um ou poucos alergénios. Se a sua asma reagir a muitos alergénios diferentes, geralmente não melhora com este tratamento.
A imunoterapia é usada há mais de 80 anos e é, ainda, o único tratamento que pode, potencialmente, reduzir a reacção aos alergénios. É eficaz na asma associada aos pólenes, pelo de animais e ácaros, mas não aos fungos.
Existe um risco cada vez menor de ocorrerem reacções adversas graves à imunoterapia, pelo que a mesma deve ser sempre aplicada sob supervisão médica.
Nos últimos anos, surgiram novas forma de aplicação, com a aplicação de gotas sublinguais, que pode ser feita em casa, e que devido à ausência de efeitos indesejáveis graves, não necessita de supervisão médica. Estas formas sublinguais são especialmente interessantes para as crianças e pessoas com medo às agulhas.