Dia Mundial da Asma

A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) associa-se ao Dia Mundial da Asma 2019, que se realiza no dia 7 de maio, tendo como objetivo sensibilizar a população para um adequado conhecimento da asma, que em >70% tem início na infância, particularmente sob a forma de bronquiolites. Mais de um terço das rinites alérgicas, cuja prevalência é de 20-25% na população portuguesa, irão evoluir para a asma.


A asma inicia-se quase sempre por tosse irritativa com ou se pieira. Só mais tarde surge a dificuldade em respirar.


A Asma, é uma doença respiratória crónica afetando crianças e adultos e, que não tendo cura, pode ser controlada. A asma é uma doença sub-diagnosticada e subfretada que afeta cerca de 700 mil portugueses, dos quais 175 mil são crianças e adolescentes.


Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada Muitos doentes com asma não controlada supõem ser portadores de “gripes ou constipações arrastadas”, o que dificulta a procura de um melhor e adequado tratamento. É frequente estes doentes recorrerem às consultas de urgência, devido a dificuldades na acessibilidade rápida ao seu médico assistente nos centros de saúde, daí que seja fundamental a prevenção, a adesão ao tratamento diário de controlo para prevenir os sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises, só assim é possível ter uma vida feliz e saudável mesmo com asma.


A APA está a lançar um concurso nacional de fotografia e vídeo sobre asma com prémios no valor de 5.000 euros.