Existe uma alternativa eficaz aos corticosteróides inalados?

Existe uma alternativa eficaz aos corticosteróides inalados?  

Não, não existe uma alternativa igualmente eficaz. Os AINEs inalados, p.e. As cromonas, não são tão eficazes, e geralmente não conseguem controlar totalmente a asma.

Os Ani-leucotrienos são comprimidos que são eficazes nalguns asmáticos. Muitas vezes não constituem uma alternativa tão eficaz como os corticosteróides para o controlo a longo prazo da asma e para a prevenção das crises, mas alguns doentes respondem muito bem.

Os anti-histamínicos não são úteis no tratamento da asma. Contudo os doentes que têm rinite alérgica associada à asma melhoram se tratarem apropriadamente a sua rinite, e os anti-histamínicos fazem parte do tratamento da rinite.

Alguns fármacos broncodilatadores, como a teofilina, pode ser tomados como comprimidos, em formulações de libertação prolongada. Para atingir a dose eficaz e segura para cada doente, atingindo o melhor efeito terapêutico, é preciso medir as quantidades de medicamento no sangue e ajustar a dose. Geralmente estes medicamentos não são alternativas aos corticosteróides inalados, dado que não reduzem de forma eficaz a inflamação subjacente. Assim, a inflamação das vias aéreas tende a piorar, provocando crises mais frequentes e mais graves. Embora alguns doentes consigam controlar de forma satisfatória a sua asma com o uso regular de comprimidos de teofilina, este tratamento foi em grande medida substituído pelos corticosteróides inalados. Se está a usar teofilina há algum tempo, deve discutir as alternativas terapêuticas existentes com o seu médico.