O que são as combinações ou associações de medicamentos?

O que são as combinações ou associações de medicamentos?

As terapêuticas combinadas contêm um medicamento de alívio e um de controlo no mesmo inalador. Assim, este tipo de inalador produz a abertura das vias aéreas (evitando os sintomas de aperto no peito e o agravamento dos sintomas) e também uma redução de inflamação brônquica. Como resultado, a terapêutica combinada permite um melhor controlo dos sintomas e reduz o nº de inaladores que o doente tem de usar.

Com os inaladores combinados convencionais, o asmático faz sempre a mesma quantidade de medicação. Mas, como os sintomas de asma variam no tempo, isto significa que há períodos em que se toma mais medicação do que se precisa, e outros em que se toma menos do que necessita e pode precisar de usar um outro inalador com medicação extra de alívio.

Recentemente, tornou-se disponível terapêutica combinada que permite que o doente ajuste a dose da medicação de acordo com as alterações da sua asma. Tal estratégia torna possível ao doente fazer a quantidade correcta de medicação no tempo correcto, fazendo com que no total, faça menos medicação.