O que é a medicação de controlo?

O que é a medicação de controlo?

São medicamentos que previnem os sintomas de asma. Existem 2 tipos de medicação de controlo – os anti-inflamatórios e os broncodilatadores.

Os anti-inflamatórios reduzem a inflamação das vias aéreas. Os mais eficazes e mais utilizados são os corticosteróides inalados, tais como o budesonido, beclometasona e fluticasona. Estas medicações ajudam a prevenir períodos de agravamento da asma se tomadas regularmente e podem permitir que fique sem sintomas a maioria do tempo. Se o seu médico lhe prescrever um corticosteróide inalado deve tomá-lo com regularidade, mesmo que esteja sem sintomas.

Os broncodilatadores são medicamentos que ajudam a impedir o desenvolvimento das crises porque rapidamente dilatam as vias aéreas estreitadas. Provocam o relaxamento dos músculos que rodeiam as vias aéreas. A maioria dos broncodilatadores tem efeitos de curta duração e não devem ser usados regularmente como medicação de controlo. Os broncodilatadores com longa duração de acção (formoterol e salmeterol) são medicamentos de controlo eficazes quando usados regularmente em associação com um costicosteróide inalado. Contudo, não devem ser usados isoladamente dado que não tratam a inflamação subjacente e, nesse caso, o seu efeito nos sintomas de asma pode disfarçar o facto de esta se estar a agravar.